
O chapéu esconde a cabeça, mas abaixo dele, as faces mudam suas fisionomias no jogo de sutis mensagens, sedução e provocação que lhes confere um dispositivo verdadeiramente mágico. O formato do chapéu domina o perfil da cabeça, mas ao mesmo tempo, transcende e fala uma linguagem toda peculiar, capaz de ampliar as relações comunicativas. Colocar o chapéu, tirá-lo ou trocar de chapéu – são gestos que no palco da vida cotidiana exercem variados papéis capazes de mudar as imagens e, quem sabe, até mesmo as idéias. É uma cumplicidade onde tanto o homem como o chapéu são protagonistas.
O uso do chapéu sempre esteve associado à elegância e tido como um luxo para poucos e bem nascidos. No entanto ele pode ser perfeitamente integrado ao figurino do dia a dia como um poderoso e elegante protetor contra os raios do sol, frio, orvalho e colaborar no equilíbrio psicológico em caso de perda de cabelos.
O “chapéu voltou” e deverá ficar.
Agora, não se pode negar que o chapéu está na cabeça das mulheres e homens sem tantos formalismos e serve para criar um estilo. O chapéu não deve combinar com sua roupa. Eles funcionam melhor como ponto de contraste nas cores ou texturas com o que se veste é importante provar a roupa com o chapéu para sentir o efeito total.
É preciso personalidade para fazer um bom uso deste acessório, que tem o dom de dar ares de romantismo e sofisticação a qualquer produção.
Todos podem apostar no acessório, independente da idade ou altura.
Mulheres:
– manhã: abas pequenas
– meio do dia até final da tarde: abas mais larga
– noite – adornos menores
Tipo ideal para cada rosto
Rosto oval
O chapéu deve ter aba e copa proporcionais.
Rosto triangular
Prefira usar chapéus com abas e copas menores.
Rosto alongado
O ideal para os rostos alongados são chapéus com copa média ou baixa.
Rosto quadrado
Chapéus de abas maiores ficam melhores em rostos quadrados.
Rosto arredondado
O ideal para esse tipo de rosto são chapéus com copa de média a alta e aba proporcional.
– As mulheres que usam roupas nos tamanhos especiais devem dar preferência para chapéu com abas mais largas.
Certifique-se que você está usando o tamanho certo, se o acessório cai na sua orelha peça um número menor. Evite também usar abas maiores que o tamanho do seu ombro.
Homens
O chapéu tem o poder de deixar o homem elegante e sofisticado, pode ser usado tanto durante o dia como a noite, em ocasiões formais é indicado usar um de cor sóbria e material nobre e já para eventos informais usar modelos em cores e materiais diferentes transmite um ar de modernidade.
Mas para isso, você deve escolher um modelo que faça o seu estilo, e que você se sinta bem.
Podemos criar várias looks com o mesmo chapéu, sempre o transformando em algo inovador e moderno.
Dicas:
Chapéus de aba larga indicado para homens de rosto fino, Chapéus mais altos de abas estreitas indicado para rostos maiores.
Para o verão os chapéus do modelo Panamá é o mais indicado é super despojado, mas com um ar refinado ao mesmo tempo.
Dúvidas quanto ao modelo? O Panamá o modelo mais usado e fica bem em todo tipo de rosto.
Panamá
Famoso como um símbolo da América do Sul e Caribe, esse modelo é na verdade originário do Equador. Costuma ter abas largas, redondas, e copa redonda. É produzido a partir de duas diferentes fibras naturais encontradas no país: as toquillas, que são extraídas de uma palma que nasce na costa equatorial.
Seu nome se deve a um episódio político: numa visita ao Panamá, em 1906, o então presidente norte-americano Theodore Roosevelt usava um modelo desses.
Indicado para dias quentes, de sol escaldante, porque protege o rosto e o pescoço sem deixar abafada a cabeça. O que só é possível graças à sua trama característica. Pode ser usado por homens e mulheres.
NOMES DE CADA CHAPÉU
Boina
Boné
Breton
Floppy ou Capeline
Cartola
Cloche
Derbie
Fedora
Panamá
Touca
Turbante
Viseira
Western ou Cowboy
Canotier
Homburg ou Gelô
Boater (chapéu-palheta)
Aproveite este acessório no verão sem medo de ser feliz.